O prefixo “EX”, na língua portuguesa, exprime ideia de movimento para fora: 
Expressivo, expansivo, 
externalizado, extravagante, 
excêntrico, exagerado, experimental…
São esses conceitos que definem e nomeiam 
o Atelier EXOS.
O Atelier Exos é um coletivo de Moda Arte composto pelos três designers emergentes Antonia Pinho, Arantes Pinto e Laura Diniz. O projeto surgiu em 2024 na disciplina "Projetar para Concretizar" do curso de Design da PUC Rio com orientação de Isabel Martins e Renata Matos. 
Com o objetivo de explorar novas formas de manifestação através da moda, o atelier lançou sua primeira coleção, Expandir do Corpo, que propôs um diálogo entre o corpo e a expressão artística. Desde sua criação, o ateliê já apresentou duas coleções, sendo uma delas a Anomalia, composta de artes plásticas vestíveis que foram expostas no Solar Grandjean Montigny em uma curta temporada. Em 2025, o atelier conquistou o primeiro lugar no desfile concurso do Baile do Sarongue e, além disso, assinou o figurino das cantoras Anibale e Alana Moraes, que se apresentaram no tradicional baile de carnaval.
 O Atelier EXOS apresenta suas coleções autorais e atua como um acervo de peças, disponibilizando suas criações para aluguel em eventos e editoriais. Essa abordagem permite que suas obras ganhem vida em diferentes contextos e sejam ressignificadas a cada uso. Além disso, o atelier oferece um serviço de confecção de peças sob encomenda, criando roupas personalizadas e exclusivas de acordo com as necessidades e desejos de seus clientes, sempre com o objetivo de explorar novas formas de expressão, inovando em silhuetas e materiais.
Conheça os designers por trás do Exos
Antônia Pinho
Arantes Pinto
Nunca me contentei com uma só possibilidade de trabalho criativo. Encontro nesse projeto mais uma forma de me manifestar artisticamente e coletivamente. Na moda, consigo trazer à dimensão do corpo minha paixão e trabalho atual com as artes plásticas. Consigo também permear o campo da performance, que me remete aos anos que fiz teatro, outra arte que amo.
Como coletivo, temos a missão de materializar ideias e vibramos ao vê-las em nova roupagem por aqueles que as vestem.
Laura Diniz
Como designer de moda, sou apaixonada por desenvolver peças que transcendem a funcionalidade, explorando a performance e a transformação através de diferentes materiais como látex, resina e gesso. Minha abordagem é voltada para a criação de silhuetas inusitadas que brincam e expandem os limites do corpo. Para mim as roupas criam narrativas que nos permitem desenvolver nosso próprio enredo, dessa forma, gosto de criar peças que carregam com si sua própria existência.​​​​​​​
Back to Top